sexta-feira, 23 de maio de 2014

Dicas para vender mais!

Criar um vínculo com o cliente e investir em um atendimento personalizado são ações para melhorar suas vendas.

Mesmo que o empreendedor não seja um vendedor nato, é possível conseguir êxito nesta área. 
“O empreendedor precisa mostrar que conhece e confia no que vende e passar isso para os outros”, diz Luiz Cláudio Gomes, especialista em vendas. Quando os vendedores conhecem bem o estoque e os tipos de produtos oferecidos, fica mais fácil atender com sucesso a expectativa dos clientes.


Veja, a seguir, cinco preciosas dicas para vender mais e melhor.

1 – Crie um vínculo
Para vender mais e melhor, é preciso gostar de lidar com o cliente e entender as necessidades dele. “A venda deve ser uma parceria com o cliente”, diz o especialista. Sem falar na importância do bom atendimento, já que o vendedor precisa ser educado e cordial acima de tudo. “O vínculo com o cliente surge a partir da comunicação certa”, diz Gomes.

Entenda o cliente e como ele se comunica para criar este vínculo, pois isso cria identificação e credibilidade. A ideia não é copiar a forma como o cliente fala, mas acompanhar o seu ritmo. Se a pessoa chega falando baixo, por exemplo, o vendedor muito expansivo pode fazê-la se sentir desconfortável.

2 – Não minta
Este também já é um mandamento das vendas. Mentir para o cliente pode ser fatal não só para uma ou outra venda, mas também para sua credibilidade. O vendedor ideal não é aquele que falsamente elogia o cliente quando o mesmo usa um batom que não fica bem no tom da sua pele. “Tem gente que acha que mentir ajuda a vender mais. Isso é um erro”, ressalta o especialista.


3 – Personalize o atendimento
Segundo Gomes, o mínimo que se pode fazer é tentar lembrar o nome do cliente, este tipo de atenção, quando realizada, mostra a importância que é dada ao cliente.
Tão importante quanto a própria venda é o acompanhamento no pós-venda. “Telefone ou mande um e-mail para saber se o produto atendeu suas expectativas”, sugere.

4 – O cliente tem razão – sempre
Um dos pilares do atendimento eficiente é acompanhar o ritmo do cliente e evitar discordar dele. “É possível não concordar sem bater de frente”, afirma o especialista. Quando o cliente lhe reportar que não gosta de algo específico, por exemplo, o vendedor não precisa discordar. “Basta dizer que outras pessoas também não gostam, mas que existem outras opções que podem agradá-lo.”

5 – Fidelize o consumidor
Vender melhor inclui fidelizar o consumidor e convencê-lo a voltar. Uma das formas de fazer isso é ter o estoque pronto para atender a demanda. “O cliente volta quando encontra o que procurava”, explica.

Aproveite as dicas e boas vendas!!

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Fonte: Revista Exame - adaptado

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